Te mentiram sobre o aparelho ortodôntico - reta final.

18 setembro 2015

Neste mês faz 1 ano e 11 meses que eu uso aparelho ortodôntico, segundo minha dentista até o final do ano vou retira-lo - cerca de dois meses. E neste período eu pude notar o quanto ajuda na questão estética e, principalmente, na saúde bocal. Mas o que mais me surpreendeu é que ter que usar o aparelho não é um sacrifício. Achei bem tranquilo, inclusive. 
Lembro-me de quando fiz a avaliação para colocação do aparelho ouvi diversas vezes comentários do tipo "no inicio vai doer bastante para comer", "comer é um verdadeiro inferno", "não dá pra comer rapadura porque é muito dura" e entre outras diversas frases. Mas pra falar a verdade: não é nada disso. 
No dia que coloquei, não fui na aula a tarde pra garantir e não me deu nenhum tipo de dor. O que me deixou feliz, vamos combinar, né. A única coisa que sentia era um pressão que dependia da forma em que tocava nos dentes, mas nada que incomodasse.
Sobre os alimentos, ganhei uma cartilha feita pela dentista com recomendações, lá estavam doces (balas, brigadeiro, marshmallow...), refrigerante, alimentos rígidos... E sério, para mim é bobagem. Continuei comendo normalmente. Tudo o que precisa é de mais cuidado . Escovar os dentes depois dos doces é fundamental. 
Vocês não imaginam o trabalho que deu pra encontrar essas três fotos, tenho poucas fotos sorrindo antigamente, justamente por achar feio demais meu sorriso. Vejo que agora, mesmo com o aparelho, já está bem melhor (me desculpem pela resolução, fotografias antigas e a última é um print).
Eu tive a sorte de não precisar usar o famoso anel, uma "peça" que envolve os dentes e todo diz que dói horrores. Procurem conversar com os dentistas de vocês, diz minha dentista que eu não precisaria usar, e pelo que noto, não fez diferença alguma o não uso. Vi meus dentes emparelhando e a mordida endireitando já nos primeiros meses. O mais legal foi isso: eu consegui notar a diferença.
Cada caso, é um caso. Mas posso garantir à vocês: usar aparelho não é tão ruim assim e o custo-benefício é bem bacana. Eu, como já disse, ainda não tirei o aparelho, mas já sei que vai ficar bem melhor do que era. Valeu muito à pena.

Agora quero saber de vocês: quem usa, ousou ou tem que usar o aparelho ortodôntico? Usaram o anel? Quanto tempo ficaram com o aparelho? Eu recomendo o uso, para quem realmente precisa. Vou postar aqui o resultado certamente. Se tiverem duvidas podem mandar por e-mail, amandah.amanda@hotmail.com, ou nos comentários, que eu perguntarei para a Dr. Raquel, minha dentista, e trago as respostas para vocês.

Por hoje é isto.
Beijos.

2 comentários:

  1. Achei muito interessante esse post, eu uso aparelho desde 2011 também, não mudei nada na minha refeição, continuo comendo todas as besteiras também. Eu sou louca para tirar logo o meu, odeio muito, mas estou tão acostumada que não consigo imaginar sem. Eu uso esse famoso anel, só tenho uma coisa a dizer: Horrível. Agradeça muito não precisar usar: dói muito...
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran, todo mundo reclama desse maldito anel, e eu acredito que deve ser horroroso. Fico muito feliz por não ter que usar. Já tá perto de você tirar também, imagino, dá uma felicidade hahahahha mas deve ser bem estranho no primeiro momento, deve dar a sensação de estar faltando algo.
      Beijão.

      Excluir

Sua opinião é muito importante para o nosso cantinho, sinta-se a vontade para escrever, mas leve em conta se gostaria de ouvir/ler o que está digitando. Evite ofender qualquer pessoa que exponha seus gostos e opiniões.
"Você atrai o que você transmite".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...