Afinal, o dia da mulher não são todos dias?

08 março 2015

Hey, guys! Estava eu aqui pensando e resolvi escrever sobre o nosso "dia". Confesso que eu acho minimamente estranho mas quando paro pra pensar acho tão importante, não pelo dia em si, mas pela história. Como bons brasileiros que somos, tenho certeza que muitas pessoas não sabem o porquê da data, não sabem como um grupo de mulheres lutaram por nossos direitos e entre outras coisas, por isso vamos começar do começou. 
Neste mesmo dia (08/03) no ano de 1857, em New Yorc, operárias de uma fábrica de tecidos fizeram um grande greve, reivindicando melhores condições de trabalho (redução da carga de trabalho - 10 horas diárias -, salários "decentes" - recebiam até um terço do salário de um homem para fazer o mesmo trabalho- , e tratamento digno. Como naquela época as mulheres eram "só mais uma" e desrespeitas o gesto teve um final completamente violento: foram trancadas na fábrica que foi incendiada. Cerca de 130 tecelãs morreram em decorrência do caso. Durante conferência na Dinamarca, em 1910, ficou claro que a data passaria a ser o "dia internacional da mulher", em homenagem ao ato, mas apenas em 1975 a ONU oficializou a data "comemorativa". 
Sabendo disso, podemos afirmar que a data é justa, sim, mas pelo fato ocorrido. Nós devemos muito à essas mulheres! Atualmente, nos temos direitos praticamente iguais aos masculinos, temos nosso espaço, nossos direitos. Somos cidadãs iguais a quaisquer outro. E aí que entra o pulo do gato, eu acho que o dia da mulher são todos os dias, assim como o dia do homem são todos os dias. Somos todos humanos e vivemos todos os dias, há coisa a se comemorar mais que isso? Eu acho que hoje seria mais justo ser o dia da igualdade social, o dia da busca por direitos na sociedade, o dia das pessoas que lutam para conquistar o seu lugar ao Sol. Hoje é o dia dos vencedores - ou de quem não venceu, mas deixou um legado. Hoje é um dia especial. Foi marcado na história por um dia de mudança.

Feliz dia da Mulher!
Beijos, Amanda.




2 comentários:

  1. Concordo que a ideologia de o dia das mulheres ser todos os dias está certa, mas ter um dia do ano mundialmente conhecido e dedicado às mulheres é uma bela atitude. Até uma questão de aceitação da parte dos machista.

    Beijos | www.blogdagica.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Gica, acho importante pelo ato que aconteceu. Como eu poderia dizer, foi um ato revolucionário pro mundo feminino, é justo ter um dia especial pelo "motivo" em si.

      Excluir

Sua opinião é muito importante para o nosso cantinho, sinta-se a vontade para escrever, mas leve em conta se gostaria de ouvir/ler o que está digitando. Evite ofender qualquer pessoa que exponha seus gostos e opiniões.
"Você atrai o que você transmite".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...